domingo, 13 de setembro de 2009

Equações de 1° Grau

Ao formarmos sentenças na matemática, não escrevemos palavras, empregamos uma linguagem própria com algarismos e símbolos.Duas sentenças ligadas com o sinal de igual (=), onde usamos letras representando os valores desconhecidos, as incógnitas, chamamos de equação.

Conjunto Universo - É o conjunto formado por todos os elementos pelos quais as incógnitas de uma equação podem ser substituídas.
Raízes - São os elementos do conjunto universo que tornam a igualdade verdadeira.
Conjunto Verdade - É o conjunto cujos elementos são as raízes de uma equação.

Observações Importantes: Em uma equação, podemos adicionarou subtrair o mesmo número nos dois membros que a igualdade não se altera. O mesmo acontece quando multiplicamos ou dividimos os dois membros pelo mesmo número.

Para resolvermos uma equação de 1° grau, precisamos isolar o termo que possui a incógnita em um dos membros. Assim estamos usando os princípios aditivo e multiplicativo.
A resolução de equações estimula o raciocínio e ajuda a encontrar soluções para problemas complexos.

Vamos tentar resolver essas duas situações:

O irmão mais velho de Lígia tem 18 anos, e sua mãe, 40 anos. Há quantos anos a soma das idades dos dois era 50 anos ?

Pedro tem uma caixa com bolas verdes, amarelas e brancas. O número de bolas brancas é o triplo do número de bolas verdes. Pedro retira seis bolas brancas dessa caixa e coloca mais 20 bolas verdes e observa que, assim, ficaram quantidades iguais de bolas verdes, amarelas e brancas. Qual era a quantidade inicial de bolas na caixa, considerando as três cores ?