sábado, 11 de janeiro de 2014

PARA ENTENDER O " SE ENTÃO " ( o conectivo da setinha )

Ana Paula estava conversando com Lucas na sala do seu apartamento, quando à campainha toca. Lucas fala : " Se for minha tia, então ela estará trazendo um presente nas mãos." . Ana Paula diz : " Vamos ver se você está mesmo certo"  e vai abrir a porta.
Em que conjuntos de situações, poderemos dizer que a previsão do Lucas estava errada ?
Há quatro hipóteses a serem analisadas :
1) Quem tocou à campainha era realmente a tia do Lucas que estava trazendo um presente nas mãos.Nesse caso teremos que reconhecer que a previsão do Lucas era correta.
2) Quem tocou á campainha era realmente a tia do Lucas, porém ela não estava trazendo um presente nas mãos.Nesse caso , podemos dizer que a previsão do Lucas estava errada.
3) Quem tocou `a campainha não era a tia do Lucas, embora estivesse trazendo um presente nas mãos.Nesse caso, não podemos  dizer que a previsão do Lucas estava errada, pois ele não disse que somente a sua tia poderia estar trazendo um presente nas mãos. Acontece que toda proposição deve ser " ou verdadeira ou falsa ". E essa  não é falsa. Então é verdadeira.
4) Quem tocou á campainha não era a tia do Lucas e nem mesmo estava trazendo um presente nas mãos. Nesse caso, também não podemos dizer que a previsão do Lucas estava errada, pois a previsão de que uma pessoa traria um presente nas mãos estava condicionada ao fato de que a pessoa fosse sua tia.Não sendo sua tia, não teria necessariamente que trazer um presente nas mãos. Novamente a proposição não é falsa . Logo é verdadeira.
Na lógica quando usamos uma sentença do tipo : Se A  então  B, a  essa proposição composta ( muito cobrada em concursos públicos ) podemos associar os seguintes valores lógicos :

    A            B                SE      A       ENTÃO     B
   V             V                              V
   V             F                               F
   F             V                               V
  F             F                                 V

Segundo um aluno do ALFA CURSOS, a  condicional só é falsa, quando for VERA FICHER, isto é , V  -  F. ,   não dá para esquecer, fica fácil !!!!