Normalmente, muitos alunos de uma turma do 1º grau têm dificuldades em entender os passos dados na divisão por fração. Uma forma diferente de essa divisão pode melhorar o entendimento.Por exemplo: Na divisão 6 ÷ 2/3, se multiplicarmos o divisor 2/3, e o dividendo 6. Pelo número 3/2, transformamos o divisor em 1. Representamos:
6 x 3/2 / 2/3 x 3/2 ou 6 x 3/2 / 1 ou 9/1
Que tem 9 como resultado. É claro que 9 é também o resultado da divisão original 6 ÷ 2/3, uma vez que a multiplicação do divisor e do dividendo por um mesmo número não altera o resultado da divisão.Um outro exemplo:
2/3 / 4/7 ou 2/3 x 7/4 / 4/7 x 7/4 ou 7/6 / 1Que é igual a 7/6.
Artigo publicado na Revista do Professor de Matemática, nº 30 (Sociedade Brasileira de Matemática).