terça-feira, 19 de junho de 2018

O ENCANTADOR TANGRAM

O Tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar.Ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras.Foi trazido para o ocidente por volta da metade do século XIX.Um das versões para a origem da palavra final-gram-significa algo desenhado.Já a origem da primeira parte -tan-está relacionada a dinastia T'ang(uma das mais poderosas e longas dinastias da história chinesa.Como jogo ou como arte o TANGRAM possui um desafio lúdico e envolvente,desenvolvendo a criatividade e a imaginação através da criação de figuras.Ao se utilizar o TANGRAM, a intenção principal é que os alunos estabeleçam elos significativos entre a linguagem comum,as ideias específicas da matemática e as representações simbólicas.As explorações feitas a partir de DOBRADURAS para a construção do TANGRAM,permite uma diferenciação na linguagem e nas propriedades geométricas.Segundo a prof. TATIANA( UFRJ), " A MATEMÁTICA TEM PROBLEMAS, MAS ISSO PODE SER BOM". Bom problema é o gera frutos.