domingo, 4 de janeiro de 2009

CADA UM NO SEU QUADRADO

Ultimamente a letra de sucesso carioca , lembrava aos jovens o espaço destinado a cada um deles. Mas que figura é essa? O quadrado é uma figura geométrica plana que entre as suas principais características está a igualdade entre as medidas de seus quatro lados. Os ãngulos internos saõ todos retos , medindo cada um 90 graus.

Os lados saõ paralelos dois a dois. As formas geométricas saõ muito utilizadas para distinguir áreas ou regioes que se quer enfatizar.Para calcular o seu perímetro, isto é, contorno, somamos as medidas de seus lados e o espaço ocupado , elevamos a medida do lado ao quadrado.
Uma propriedade interessante é em relaçaõ as diagonais , que saõ segmentos que unem vértices opostos nesse quadrado. As diagonais de um quadrado saõ congruentes, coincidem com as bissetrizes dos ãngulos internos, saõ perpendiculares entre si e se cruzam no ponto médio.

O qudrado possui quatro ângulos retos, logo, o quadrado é um retângulo.' todo quadrado é retângulo, mas nem todo retãngulo é qudrado'.
E aí , tá conhecendo um pouco mais sobre o seu quadrado?