sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Uma Interpretaçao Geométrica do MMC

Naõ há excessaõ ,nossos livros didáticos de matemática, sempre trazem o cálculo do MMC (mínimo multíplo comum) através da decomposiçao em fatores primos. Após a leitura do artigo dos professores Mario Lucío e Otanio Alves(analistas da secretaria do Estado de Minas Gerais), trazemos uma possibilidade bem interessante para esse cálculo.

O método é o seguinte:

1) Tomemos um retânguloABCD de lados m e n . O retângulo deverá estar subdividido em quadrados unitários.

2)Partindo de um dos vértices do retângulo, traçamos as diagonais dos quadrados unitários observando a seguinte ordem:a) traçamos a diagonal do quadrado que tem o vértice coincidente com o vértice escolhido do retângulo. b) traçamos, a partir do vértice no qual paramos , as diagonais dos quadrados que tem um ângulo oposto pelo vértice com o quadrado anterior ou, na ausencia desse quadrado , traçamos a diagonal do quadrado ao lado e a partir do vértice onde paramos. c)As diagonais dos quadrados unitarios devem ser traçadas até que se cheque a um dos outros vértices do retânguloABCD. d)Contamos quantos quadrados tiveram suas diagonais traçadas. O número encontrado é o MMC de m e n.

O método se baseia nos fatos: ao partimos de um vértice do retângulo e chegarmos a um outro vértice desse mesmo retângulo , traçamos diagonais de um número de quadrados que corresponde a um múltiplo tanto de m quanto de no parando no primeiro outro vértice do retângulo ABCD, estamos determinando o mínimo dentre os múltiplos comuns de M e N.